domingo, 26 de novembro de 2006

Portuguese Voyages 1498-1663

Portuguese Voyages 1498-1663, Tales from the Great Age of Discovery é uma colecção de textos portugueses do período de 1498-1663 traduzidos para inglês. Estranhamente não consegui encontrar os textos em português, encontrei alguns em francês.
De quaquer forma os textos são livros de viagem e cartas dos navegadores, algo que dá uma dimensão diferente a acontecimentos como a viagem para a Índia de Vasco da Gama ou a chegada ao Brasil. Muitos destes textos não são tidos como verdadeiros por muitos historiadores, pricipalmente estrangeiros, que por vezes tentam denegrir ou minimizar estes acontecimentos. O próprio títulos diz Tales from , como se fossem meros contos. Como determinar a veracidade dos textos é difícil prefiro acreditar que são verídicos e autênticos, até porque fornecem muitas informações por vezes de rigor surpreendente (como é o caso da medição de distâncias). Nota-se nos textos uma capacidade de observação que não tem paralelo nos portugueses de hoje, dá pelo menos para concluir que os problema actual não é genético...

Outro aspecto interessante é a reacção às novas culturas, aparentemente mais natural do que um cidadão da actualidade seria capaz. Quem ler os comentários em relação aos habitantes do Brasil não pode deixar de ficar admirado, já que se reconhecem várias virtudes e méritos a esses habitantes. O eurocentrismo ainda estava à espera do período das luzes.

Este livro, ou outros do género, são recomendados para quem goste de livros de viagens, de aventura ou de história, já que há um pouco de tudo nas suas páginas. Por exemplo, há muito suspense na estadia de Vasco da Gama na Índia.

Planisfério de Cantino (1502?), sendo Cantino o homem que roubou o mapa aos portugueses

Dos textos presentes no Portuguese Voyages 1498-1663 encontrei os seguintes excertos:
Roteiro da Índia
Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei Dom Manuel
Peregrinação

Sem comentários: