quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Livraria da Praça

A Livraria da Praça fica em Viseu, num local bastante escondido. Suponho que é uma forma de se parecer ainda mais com um tesouro, guardado entre ruas estreitas e rua pacatas.

Por vezes dá a ideia de o nome estar ao contrário, que Praça da Livraria seria mais adequado àquele espaço, já que lá se vendem livros como actividade completar ao ponto de encontro de pessoas pelos mais diversos motivos. Neste espaço são organizados diversos eventos de discussão e apresentação de todo o tipo de assuntos, desde o mais evidente- os livros - até temas mais descontextualizados como o comércio justo. Este espaço contribui assim para um desenvolvimento de bons hábitos de discussão, troca de ideias, movimento que gera energia para acionar o motor das ideias.

Torna-se assim evidente que este espaço está para além da mera livraria e vem criar na cidade qualquer coisa de atípica para o país, mais interessado em encontros de um vazio espalhafatoso.

A frequência de actividades é surpreendente, mais de uma por semana, e é resultado de um esforço continuado por parte de quem concebeu este espaço. Essa frequência acabou por destacar a livraria num artigo da Visão, um daqueles pequenos artigos que não fazem jus à dimensão das pequenas notícias.

Esta livraria é recomendada por tudo isto, é um bom sítio até para comprar livros. Sem ela não teria encontrado Wenceslau de Moraes e possivelmente este blog não existiria. Aqui está um exemplo concreto de como um espaço assim gera energia para o motor e cria movimento.

Podem dar um salto a:
http://livrariapraca.blogspot.com/

Sem comentários: