quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

* Crónicas da Geração Racional - O caso João

O menino João é um homem racional. As suas primeiras palavras, que deixaram os pais em delírio, foram: "isto é o máximo!".

Aos 5 o João analizou a sua situação de forma racional e concluiu que a sua existência já não se encontrava no máximo, isto porque a sua mãe lhe provocava uma certa desutilidade devido a uma certa depressão. Apresentou a sua análise ao pai, um homem altruísta, e sugeriu-lhe que devia matar a mulher, pois o "cash flow" esperado proveniente do seguro de vida tinha uma utilidade superior à desutilidade do desaparecimento da sua mãe. Altruísta como sempre, o pai mostrou preocupação com os cuidados que não poderia dar ao filho enquanto estivesse preso, mas foi imediatamente tranquilizado pelo João. O João recorreria ao "outsorcing" de pais, bastaria um pai ou uma mãe pois cada novo progenitor traz um acréscimo de utilidade decrescente e, feitas as contas, não valia a pena pagar dois salários. Mostrou ainda outro benefício do novo progenitor, ele definiria como requesito que o tratassem por "Jó" em vez de João, ganhando assim tempo sempre que o interpelavam. Sempre leva menos tempo dizer "Jó, vem jantar" do que "João, vem jantar". O pai estava convencido com estas grandiosas vantagens para o seu filho.

O pai, altruísta como não podia deixar de ser, executou o plano e, evidentemente, tudo correu como o "Jó" planeou.

Aos 30 "Jó", consciente de que se tivesse filho não poderia continuar a ser um homem racional e passaria a um estado do altruísmo compulsivo, optou por não ter filhos. O mesmo sucedeu com a sua geração, já ninguém queria ter filhos. Até porque era muito mais rendível trabalhar como fornecedor de cuidados parentais.E assim foi a história da última geração da humanidade, geração que já evoluiu até ao estado de "homo economicus" e que, de forma completamente racional e baseada no facto de a utilidade de ter filhos não compensar a desutilidade de passar a um estado de altruísmo, optou pela extinção.




* Este texto já tinha sido publicado noutro blog, no entanto devido ao abandono desse blog e à minha intenção de continuar a escrever estas crónicas decidi passar a primeira para aqui, desta vez com menos erros e calinadas várias.

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Já não me recordo quem sugeriu esta imagem para o que se passa actualmente em relação aos jovens. Este é um quadro que revela bem o espírito que chegou a faltar no programa Prós e Contras de ontem, cujo tema eram os jovens actuais.

Francisco de Goya - Saturno devorando a un hijo (1821–1823)